Avançar para o conteúdo principal

 Efeito bata branca…

Hoje a reflexão é resultante de problemas que se colocam a medida que definimos nosso enquadramento de intervenção clínica, especificamente no campo da psicologia clínica, cuja forma principal de atuação é a psicoterapia.
Como imagem central para esta conversa, irei utilizar a ideia do psicólogo clínico que utiliza a bata branca como indumentária básica de sua identidade, ou então os seus derivados desta imagem primária, já um pouco mais descolados de sua ideia originaria.
Penso nesta imagem como alguém que pensa no seu sentido metafórico e, portanto, de alguém que pensa o campo da psicologia clínica, cujo representante é um ser humano que aplica a si mesmo como instrumento de intervenção psicológica no outro. Supostamente um processo que o aplicador utilizou em si mesmo.
A forma de problematizar este tema é nos perguntarmos, agora enquanto aprendizes de uma teoria e de uma prática clínica, se a psicologia que o psicólogo aplica vê a si mesma, por dentro, em sua interioridade. E se ela cumpre o seu papel social, coletivo de promover o bem-estar das pessoas e, ao mesmo tempo, promover o desenvolvimento de nossa espécie.
Temos de nos perguntar então, ao nos identificarmos socialmente diante do outro como clínicos e praticantes de determinado modelo teórico e de intervenção, se também fazemos o mesmo movimento, o de olhar para nós mesmos, de nos vermos refletidos no espelho.
E reparem que neste caso Ecoar é fundamental, pois senão corremos o risco de ficarmos presos a autoimagem, ensimesmados, e não vermos o outro, não termos a perceção do que o outro ecoa em nós…
É a dialética do sujeito e o outro, do individuo e o coletivo. Isto para dizer que a individuação é provavelmente o resultado desta tensão, cuja tendência é sempre buscar se aproximar de um movimento extremista que exclui o outro e o diferente. Para alguns integração, engordar, para outros tirar, emagrecer... Isto para dizer que nem sempre engordar é bom, e muito menos tirar é mau!
A tendência à polarização da polarização é que é mau, como na presença extrema da individualização, ensimesmada, fixada em seus jargões. Como toda forma polarizada fixada exclui o outro ou o põe em evidência, podemos também conceber o sentido extremista de só fazer eco ao que o outro diz. Neste caso, o eu precisa do outro para repetir, não existe como entidade em si mesma separada do meio que o circunda.
O problema da bata branca, dito assim é que não converge com a única ideia que concebo como MATÉRIA PRIMA, que é o princípio da individuação.
Assim como a bata, fomos adquirindo uma espécie de ideais para definir o enquadramento do que é ser um psicólogo clínico. Nestes ideais somam-se uma lista de convicções teóricas, técnicas, posturais e verbais, cujo design definem o estereotipo do psicólogo clínico, pois a grande parte de nossa formação se origina de um sistema de produção em série que necessita de padronização. Poucas são as vezes que nos ensinam a individuação.
Como conceber a ideia padrão de uma bata ou qualquer padronização, se a verdadeira essência do nosso trabalho clínico é promover que o outro seja si mesmo. Como promover esta ideia nuclear se nós mesmos não somos nós mesmos, não nos comprometemos com a tarefa do nosso desenvolvimento.
A psicologia analítica defende a ideia da escola da individuação, o que significa a ausência de um modelo único, pois a essência da análise junguiana é o ser você mesmo.
É aqui que vem então a ideia de despir a bata e descascar todos estes padrões automatizados, e para isso é árdua a tarefa de ver suas ideias fixas, do contexto da aplicação de suas técnicas e, por fim, da forma como interpreta o outro.
A escola da individuação ensina que a vida é plural e ricamente diversa, e no meio disto tudo, ainda sim, conseguimos distinguir aquele que se diferencia pela sua própria individualidade, naturalmente…
Para isso é preciso muitas horas de conversações, leituras e reflexões. E quem sabe conseguimos puxar o fio de nossa ancestralidade assente em nossos complexos, cujos pais são muitos, a psicologia apresenta em sua filiação uma quantidade enorme de sobrenomes, e muitas vezes são eles e seus complexos também que refreiam nossa capacidade de individuação.
Esse é provavelmente o verdadeiro compromisso com que deseja ser psicólogo clínico, por isso, se posso dar um conselho: -Despe a bata!
João C. Vaz Furtado - Psicólogo Clínico



Comentários

Mensagens populares deste blogue

  SAPATO João Carlos Vaz Furtado O sapato projeta-se ao chão de tal forma que raramente olhamos para os nossos pés quando caminhamos, raramente nos preocupamos com os aspetos mais inferiores e inconscientes da nossa personalidade e, como esta se dinamiza no decorrer da jornada. Olhar para os sapatos (e aqui incluem os pés) é também olhar para cima e o cérebro, melhor, para a totalidade da pessoa. Para o analista junguiano calçar o sapato do outro é perceber onde ele aperta, onde afrouxa ou ainda como se sente neste sapato. Por respeito ao outro é ‘começar por baixo’, perceber como ele chegou até a consulta e qual foi o seu caminho. Lembro de um trecho de uma das crónicas de Rubem Alves do menino engraxate que conhecia seus clientes apenas de olhar para os sapatos, nem sequer era preciso emitir uma palavra para compreender exatamente quais eram as suas necessidades. Assim é também a mira do analista junguiano, ver aquilo que o outro realmente é. E então o cliente nos diz que agora se se
Psicologia ‘Sem Pressa’! João Carlos Vaz Furtado 21-.12-2018 A psicoterapia é um investimento de tempo e energia significativos, que colide com a nossa contemporaneidade baseada na brevidade e realidade virtual. Há um aumento considerável das queixas psicológicas, que por sua vez tentam se ‘encaixar’ no mercado através de tratamentos rápidos e acessíveis economicamente. De modo geral, as pessoas estão em busca da solução rápida e ‘mágica’ que não sujeite à maturidade e a intimidade interpessoal. Logo nos primeiros contatos é comum este género de perguntas: “quanto tempo dura?”, “Quanto custa?”, “Quando estarei melhor?”. Sinto que a psicoterapia é um produto comerciável e que depende de todo tipo de publicidade para ser negociável. Aliás, este dilema também é cada vez mais presente nos serviços de psicologia clínica do Estado. Como a lista de espera, a pressão pela quantidade estatística e a imposição de um processo psicoterapêutico breve, senão pontual… Evidentemente que nem
  Eu perguntei para ver se esquecia E esqueceste... Eu ouvi aquela expressão tão querida A que estava habituado ao fim do dia Eu vi aquele gesto singular Naqueles olhos bondosos Eu ouvi aquela música familiar Seus passos rasos ao chegar a casa Eu caminhei a sua frente Por trás tu me seguiste Eu fui até ao quarto escondido Encontrei seus livros secretos Eu abri suas gavetas A procura de segredos Eu desejei esquecer as palavras ditas E recordei das não ditas Hoje, especialmente agora Soube que o silêncio é precioso Estar ao seu lado E esquecer um pouco quem fomos Quem seremos. João C.V. Furtado 02-07-2021